22 maio 2011

Conversando com "jovens velhos"


   Essa sexta feira estava com alguns adultos na casa de uma querida irmã da igreja onde congrego. Em suma, eles conversaram sobre velhice, suas experiências cuidando de seus pais, sogros e sogras... nem preciso dizer que não abri a boca para contribuir um "ai" nessa conversa. Contudo esse tema está matutando na minha mente desde então... não posso deixar de escrever sobre isso, afinal, um dia farei parte dessa população tão amada por Deus.

"Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirá: Não tenho neles prazer;"
Eclasiastes 12:1

   Quero deixar um texto que escrevi a algum tempo sobre esse tema, mas antes queria dizer algumas coisinhas... Deus faz tudo perfeito, e nada do que passamos na nossa vida é ruim para nós se estivermos com Ele. A inicial vontade de Deus era que vivêssemos continuamente com Ele, o pecado nos fez abrir as portas para o sofrimento e para a morte. Por isso, Deus já nos previne quanto as fases da vida que viveremos, que isto faz parte de um ciclo natural.
   O que ouvi na conversa de sexta a noite? "Fulanos não sabe o que quer, reclama demais e por tudo."; "Eles viram crianças novamente, precisam de muitos cuidados..." Envelhecer é natural, e se seguirmos a leitura do capítulo 12 de eclesiastes veremos as possíveis coisas que nos acontece na velhice, e todas as debilidades que nos esperam faz com que, talvez, percamos o prazer pelos dias que ainda nos restarem... contudo, em Deus todas as nossas fases são passadas com traquilidade! 
   Jovem, lembra-te do teu Criador, lembra de todas descobertas que tens tido, lembra das bênçãos, das revelações, lembra da essência que tens ganho a cada dia! Os dias passam, os anos se somam e no final de tudo a gratidão é o sentimento que deve preencher nossos dias.

Fica o texto ai agora... ^^

Crianças de hoje, idosos de amanhã.



   Ao andar em uma praça, podemos observar um belo contraste. Crianças a correr e a brincar e idosos sentados ao sol ou caminhando. O que deve ser mais valorizado, a novidade dos jovens ou a experiência dos antigos?
   Segundo sociólogos, a humanidade está ficando “velha”. É considerada idosa uma pessoa que tenha mais de 65 anos, época em que a força e a resistência física são inversamente proporcionais à experiência adquirida ao longo da vida. Cria-se, então, a necessidade de promover uma qualidade de vida aceitável para esse grupo de indivíduos. 
  Todavia, não há como determinar qual fase tem maior importância no desenvolvimento do homem. O que se pode afirmar é que valorizar a velhice é reconhecer todos os processos que a antecedem. Quem não gosta de passar uma tarde ouvindo as recordações dos avós? Uma sociedade velha e sadia é resultado de crianças e jovens com oportunidades e adultos com objetivos. Esse é o segredo para se tornar um valoroso idoso, reconhecendo o passado e vivendo o presente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!
Através dele, analiso como andam as coisas por aqui,
não deixe de compartilhar sua opinião!

"Falar é completamente fácil, quando se têm palavras em mente que expressem sua opinião. Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá."

Carlos Drummond de Andrade