16 maio 2012

Xeque Mate

Oi gente!

Tenho um horário cheio na faculdade, existem dias em que minhas aulas ocupam os turnos da tarde e da noite e entre esses horários há duas horas e meia de espera. Claro, aproveito esse tempinho as vezes para estudar, as vezes pra descansar, e todas as vezes para jantar... hehehehe... de qualquer forma esse não é um tempo inútil na minha vida. Inclusive, já tive bons momentos com Deus orando na capela da Universidade, parece maluquisse, mas é a pura verdade, esqueço as imagens penduradas e aproveito que este é único local onde não vão me chamar de louca por estar orando.

Bom, falei tudo isso para contar que esses dias eu estava com uma amiga e recebi um convite diferente para passar esperar a próxima aula: jogando xadrez. Meu pai, preocupado com o desenvolvimento cognitivo dos filhos, sempre nos incentivou a jogar jogos de tabuleiro, e quando criança eu fazia muito isso, mas o tempo sem jogar me deixou um pouco insegura em aceitar o convite, acabei aceitando o convite pelo simples prazer da companhia.

Xadrez é um jogo de lógica, você deve ir lançando as peças no tabuleiro com o objetivo de "matar", "comer", enfim, acabar com as peças do adversário, mas o objetivo maior é destruir o Rei do exército "inimigo". Existe uma porção de peças cada uma com uma forma diferente de movimentar... duas coisas importantes que devem ser levadas em consideração: 1 - não basta você planejar a sua jogada, é indispensável prever a jogada do adversário, 2 - você deve informar o oponente que está colocando ele em uma situação de "xeque mate", ou seja, você está dizendo: "ganharei na próxima jogada"...

Acho que jogamos umas quatro partidas, e não vou omitir o fato de que perdi todas elas! A minha amiga realmente é boa nesse jogo, e eu sou uma desatenta que tem medo de arriscar as peças certas e acabo perdendo as certas e as erradas! A última partida em especial foi oq ue me chamou mais a atenção, foi o que me deixou chocada comigo mesma! A partida estava equilibrada, a cada jogada cada uma ia perdendo suas peças e ganhando campo, parecia que eu ia perder como das outras vezes, então fui jogando de forma distraída esperando meu breve fim. Até que cheguei em uma posição de xeque, onde eu venceria o jogo e poderia ir para aula com gostinho de vitória! Mas a minha falta de atenção fez com que eu não matasse o Rei e perdesse uma peça importante para minha proteção, o jogo não durou mais duas jogadas e estava tudo acabado.

Não me perdoei por não ter vencido aquela partida, ok, sei que não sou boa em xadrez, mas como não perceber que a vitória estava não perto e palpável? Fui para a aula pensando em como sou distraída e com muita vontade de convidar minha amiga para jogar novamente. Mas o que me deixou pensando é que na vida também agimos de forma distraida com muitas situações, as vezes é necessário pouca coisa para vencer ou conquistar algo, mas não nos damos conta e tomamos uma decisão errada ou precipitada em uma direção completamente contrária de um fim proveitoso. Quantos xeques não passam por nossas vidas a cada instante e se não estivermos alerta, certamente perderemos muitas oportunidade.

Jesus disse que Ele é o caminho, todo o caminho leva a algum lugar... para onde Jesus nos leva? Para a vida eterna, e não somente a isso, a cada passo estamos mais perto de Deus e esse relacionamento nos permite uma vida cheia de graça aqui e agora. Quer entrar em um jogo para vencer? Entre com Jesus, Ele certamente irá alertá-lo quanto as jogadas certas a fazer e não deixará você perder boas opotunidades de vitória!

Ainda tenho esperanças de vencer a próxima partida...

Um comentário:

  1. Amada, concordo plenamente contigo. Se quisermos entrar em um jogo para vencer, entremos com Jesus Cristo, pois Nele somos mais que vencedores! Enquanto a oração na capela, não é maluquice, pois se direcionarmos a nossa oração exclusivamente ao Pai não importa o lugar ou o momento, Ele nos ouvirá. Deus precisa daqueles que O adore em espírito e verdade, o lugar é mero acaso. Fique na Paz abençoada!


    www.sois-a-luzdomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Através dele, analiso como andam as coisas por aqui,
não deixe de compartilhar sua opinião!

"Falar é completamente fácil, quando se têm palavras em mente que expressem sua opinião. Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá."

Carlos Drummond de Andrade