11 novembro 2011

Como está sua horta?


Inúmeras vezes na Bíblia, somos comparados a outros seres vivos, em especial as plantas. Aprendemos muito sobre elas na escola, como elas crescem e se reproduzem, as partes que as formam, como são seus frutos... agora que sou uma estudante de Nutrição tenho visto a suma importância delas para a nossa alimentação... A escolha dos alimentos é muito importante para manter a saúde em dia (fica ai uma breve dica... hehehehe...)

Enfim... em uma disciplina da faculdade fui visitar um sítio orgânico; Foi um dia bárbaro pra mim, pude conhecer plantas que nem sonhava que podiam ser comidas, além de aprender o grande valor nutricional que elas têm.  Bertalha, Ora-pro-nobis são dois exemplos delas... entendo se você não as conhece porque não as temos nos nossos pratos diariamente, para os grandes produtores elas são de "difícil" comercialização (mais uma vez o dinheiro/ganância não permitindo que uma maioria desfrute de boas coisas). Orgânico é todo o alimento que não foi produzido com nenhuma espécie de agrotóxico... bom, não quero aqui fazer simplesmente uma exposição de conhecimentos ligados a Nutrição, quero fazer um paralelo entre essas coisas e a Palavra porque realmente é relevante para nossa edificação, pelo menos para mim, pensar nessas coisas me fez crescer em alguns aspectos.

Jesus na parábola do semeador diz que nosso coração é um solo e a Palavra de Deus é uma semente, conforme o estado do nosso solo teremos uma boa colheita ou não. Imagino que não somente a Palavra é uma semente, mas muitas coisas que são pregadas por ai e não vem de Deus também são. Devemos cuidas as sementes que tem sido plantadas em nosso coração, a fim de não termos más surpresas quando as plantas crescerem em nós! 

Agricultura não é uma tarefa fácil, demanda tempo, trabalho e dedicação, primeiramente é preciso arar o solo, afofar a terra para só então lançar as sementes, não bastasse isso é imprescindível conhecer a época de semear cada tipo de semente! São muitos detalhes! Lá na visita que eu fiz todos esses detalhes são seguidos para a certeza de um bom plantio. Contudo, hoje ao ir a um supermercado encontramos muitos tipos de vegetais, todos eles produzidos da maneira "convencional"... o uso de agrotóxicos se tornou comum na agricultura e o que observamos nas prateleiras do hortifrutigranjeiro são vegetais "maquiados", bonitos por foram mas cheios de veneno, conservantes e afins. Os estudos são tantos nesse ramo de pesticidas que encontramos uma variedade imensa de produtos que combatem insetos e outras plantas para garantir uma produção satisfatória, que renda muito lucro. A que custo temos morangos e pimentões todos os dias do ano? O homem não tem se importado nem mais com o próprio alimento, enche-se de veneno (sim todos os agrotóxicos são venenos.) para que cresçam... manipulam as sementes para produzir muito fruto, pra quê se preocupar com a época do plantio, ou com o trabalho na terra? Confesso que pensar nisso me deixa triste, pensar que Deus criou um mundo inteiro para que o homem cuidasse mas esse cuidado tem sido negligenciado por interesses pessoais egoístas. 

Como está a sua horta? 
Como são as sementes que você tem plantado?
Como você tem cuidado desse plantio?
Como serão seus frutos? Envenenados? Maquiados com produtos químicos?
Quem comer seus frutos estará mesmo sendo edificado e nutrido?

Muitas perguntas de uma vez só... 
Podemos ficar assombrados com as respostas que teremos, eu fiquei assombradas com as respostas que encontrei dentro de mim, mas alegre-se comigo agora, tenho uma boa notícia. Deus é o melhor agricultor da universo! Ele é capaz de retirar todas as pedras e espinhos do nosso solo, Ele tem pra nós todos os fatores que precisamos para crescer e desenvolver de uma maneira natural e saudável. O sopro de vida para nossas sementes, o Sol da justiça que nunca deixa de brilhar... as chuvas serôdias que descem na hora em que necessitamos. Foi Deus quem plantou aqui na terra a melhor planta de todas, ela tem dado frutos a mais de dois mil anos, é a Videira verdadeira: Jesus. E Ele é o exemplo perfeito de como devemos ser e de como devemos frutificar! Ele nos ensina como gerar frutos e que estes permaneçam!

Não caia na furada de recorrer a métodos nocivos para cuidar do seu coração, não deixe que a preguiça de trabalhar no solo ou o egoismo de mostrar um fruto simplesmente "aparente" estrague tudo o que Deus quer fazer através de você. Não tenha medo de passar pelos processos naturais da agricultura de Deus, trabalhe duro com Ele retirando as pedras, espinhos, inços que sufocam a vida de Deus em você... adube sua terra com a Palavra, regue-a com louvor e oração, e quando chegar a hora não esqueça que a podar do jejum e das renúncias são essenciais para um maior crescimento... como já mencionei não é um trabalho fácil cuidar de uma terra e produzir frutos orgânicos e vivos, mas vale muito mais a pena!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!
Através dele, analiso como andam as coisas por aqui,
não deixe de compartilhar sua opinião!

"Falar é completamente fácil, quando se têm palavras em mente que expressem sua opinião. Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá."

Carlos Drummond de Andrade