13 março 2012

KONY 2012 - INVISIBLE CHILDREN


Muitas pessoas do meu círculo social têm compartilhado este vídeo. Hoje, decidi tirar meia hora da minha manhã para vê-lo. Não pude contar as lágrimas ao longo das cenas e das falas dessa iniciativa. Uma ideia louvável, que iniciou com um homem inconformado com uma situação. Realmente a Uganda e outros países que sofrem com essa realidade de tortura e miséria precisam de ajuda. Espero que possamos unir nossos esforços para ajudar esse movimento. E muito além disso, como li hoje também, como cristãos, dar voz ao grito de Deus.

Mas como posso dar voz ao grito de Deus?

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."
Romanos 12:2 

"Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus."
1 Coríntios 2:9-10

Vejo que estes versículos vem ao encontro desse assunto por dois motivos, eu preciso estar atento aos movimentos que ocorrem a minha forma, entendo que pelo pecado, o mundo não tem vivido no curso de Deus. O mundo não tem experimentado boa, perfeita e agradável vontade de Deus, que é para TODO o homem. Eu não posso ficar estática frente a essa situação, eu não posso me conformar com essas situações que revelam o quão distante a humanidade está de um relacionamento pleno com Deus. Outro aspecto importante é que, através de Cristo, voltamos a nos relacionar com Deus por intermédio do Espírito Santo e Ele, como está escrito no segundo versículo, penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus, assim, Ele nos revela aquilo que nem olhos viram nem ouvidos ouviram, com o Espírito Santo eu posso conhecer os profundos segredos de Deus, eu posso vivê-los porque eles me são revelados.

Crianças Invisíveis... será que somente na Uganda elas existem? Será que somente aquele contexto social ofusca o brilho do olhar de uma criança? Eu não pode deixar de lembrar das crianças da minha cidade que são invisíveis pra mim... Não pude deixar de lembrar das crianças da Ilha das Flores, onde eu trabalho, que pela violência e falta de oportunidade são invisíveis para a população da capital gaúcha. Não pude deixar de lembrar das imensas e ricas casas que vi quando fiz um passeio de barco pelo lago Guaíba, desse cenário "lindo e natural" que não expõe os barracos caídos que o roteiro do ônibus mostrar dentro da Ilha. Quanto descaso, quanta mentira! São tantas coisas que passam na minha cabeça com esse vídeo e com a realidade que eu vivo, meu papel como "cidadã mundial" mas também meu papel como luz e sal desse mundo. 

Seria uma hipocrisia da minha parte dizer que "eu vejo as crianças invisíveis"... eu vi o vídeo e me importo com elas, mas se não consigo romper com as dificuldades da minha localidade, como posso querer morrer por uma causa global? Se não consigo mover a trave que existe na minha igreja, como vou tirar o cisco da Uganda? 

"Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa."

João 4:35 

Para onde quer que eu olhe, eu vejo trabalho a ser feito. Jesus nos disse para orar por trabalhadores, e essa é minha oração, que a igreja possa levantar da sua zona de conforto, das seus probleminhas dogmáticos e denominacionais e façam alguma coisa que preste. Que assumam as inciativas e promovam as transformações que somente o poder de Deus pode fazer. Deus sabe onde está Kony... Ele sabe como devemos orar e acima de tudo... Ele sabe o que devemos fazer, como e onde... 

Ore pelas crianças invisíveis, mas ore por TODAS elas.   

3 comentários:

  1. Bruna
    Li teu texto inteiro. Acredito que todas as causas são importantes. Devemos apoiar todo e qualquer grito contra injustiça. Não tive oportunidade de acompanhar teu trabalho de perto ainda. E isso é culpa minha! Eu quero te dizer que mesmo não sabendo exatamente o que tu faz na Ilha das Flores (não sei exatamente, mas imagino) eu fico orgulhoso de ter uma amiga que arregaça as mangas e trabalha pra mudar alguma coisa nesse mundo tão cheio de injustiças.
    Continue assim! Mesmo que ninguém te valorize, ou que ninguém te ajude(assim como eu ainda não ajudei)! Olhe para teu objetivo! Nunca desista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me alegro tanto em receber um comentário!
      Obrigada pelas palavras, creio que Deus tem algo a mais para todo aquele que estiver disposto a viver isso. Saibas que mesmo não conhecendo bem o trabalho que faço (culpa minha também de talvez não saber explicar para os outros) tu sempre me ajudou em outros aspectos. A tua coragem e persistência em correr atrás dos teus objetivos sempre me motivaram a também fazer isso. Deus está em todas as coisas, e louvo a Deus pelo que tu está vivendo e por ter lembrado de mim em compartilhar esse vídeo que me marcou muito.

      Tu és um amigão/irmãozão! :)

      Excluir
  2. Olá querida passando para conhecer seu blog. Parabens pela postagem afinal tem muitas pessoas precisando de nós. bjus ate mais

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Através dele, analiso como andam as coisas por aqui,
não deixe de compartilhar sua opinião!

"Falar é completamente fácil, quando se têm palavras em mente que expressem sua opinião. Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá."

Carlos Drummond de Andrade