03 abril 2012

Vida Cristã


Em 1Coríntios, Paulo trata um assunto indispensável para qualquer cristão: conduta. mas esta carta não é uma mera e simplista lista de recomendações e cobranças, antes, é uma explanação das vantagens de viver tendo como guia o Espírito Santo. A igreja de Corinto pensava viver com o Espírito Santo e Paulo, vem capítulo pós capítulo, quebrando conceitos e refirmando fundamentos essenciais para a vida cristã de cada um.

Quando Adão caiu, seu espírito se dissociou de Deus e isso trouxe imensos reflexos em toda a sua vida: hábitos e desejos. O caráter do homem foi comprometido e este é o principal motivo de todos os males deste mundo, Deus é amor, o contrário de  todo o egoismo e ódio que tem protagonizado nossos dias, marcando a história da humanidade. Com Cristo, recebemos uma nova vida, uma vida ligada a Deus. Isso significa que o meu espírito, antes sozinho, agora volta a relacionar-se com Deus e isso é o ponto inicial para um processo de transformação pelo qual eu e você passamos. Jesus mostrou, enquanto homem, tudo o que precisamos fazer para manter um íntimo relacionamento com Deus. O seu caráter (hábitos, desejos e características individuais) expressava um espírito ligado a Deus e é este o exemplo que devemos seguir, amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo.

Sendo assim, é corretíssimo afirmar que viver com o Espírito Santo em nossas vidas é expressar essa interação próxima com o Senhor em todas as dimensões possíveis: fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. Deus não é uma simples palavra, ou lágrima, ou ação, Ele transpõe a nossa realidade e entender isso garante-nos um crescimento contínuo e sadio em todas as áreas. Um questionamento interessante é: o que é viver plenamente? É entender que sou um espírito que tem uma alma e habita em um corpo. Minha essência vem de Deus e minha alma e meu corpo, guiados pelo espírito, devem cooperar para o equilíbrio desse ser triuno.

Paulo queria que a igreja de Corinto entendesse isso para que fosse "irrepreensível no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo" (ICo 1:8). Dentro desse contexto, que o autor vai expondo os alicerces da conduta cristã, falando:

- da unidade entre os irmãos;

Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. 

1 Coríntios 1:10

Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. 
1 Coríntios 10:32

Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. 
1 Coríntios 12:12-13

- da importância de conhecer nossa vocação e que esta vocação, seja para a glória de Deus e edificação da igreja;

Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. 

1 Coríntios 1:26

Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. 
1 Coríntios 3:9

Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel. 
1 Coríntios 4:1-2

E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele. 
1 Coríntios 9:23

Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. 
1 Coríntios 12:7

Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. 
1 Coríntios 14:26


- da santidade;

Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; 
1 Coríntios 1:30

Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; 
1 Coríntios 1:30

Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? 
1 Coríntios 5:6

Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos? 
1 Coríntios 6:5

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. 
1 Coríntios 6:19-20

Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 
1 Coríntios 15:53

- do amor.

Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele. 
1 Coríntios 8:3

O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 
1 Coríntios 13:8

Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. 
1 Coríntios 14:1

Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema. Maranata! 
1 Coríntios 16:22

Sei que há muito o que aprofundar sobre cada assunto, sei também que muitos outros aspectos podem ser destacados dentro deste livro, quem sabe podemos seguir falando sobre ele ao longo das postagens. Despeço-me com as palavras desse homem de Deus que nos encoraja a seguir uma vida plena com Cristo, todos os dias!

"Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor."
1 Coríntios 15:57-58

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!
Através dele, analiso como andam as coisas por aqui,
não deixe de compartilhar sua opinião!

"Falar é completamente fácil, quando se têm palavras em mente que expressem sua opinião. Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá."

Carlos Drummond de Andrade