18 dezembro 2012

Qual o seu mundo?

"Se tu amas uma flor que se acha numa estrela, é doce, de noite, olhar o céu. Todas as estrelas estão floridas." [Pequeno Príncipe]

Dediquei duas horas do meu tempo para leitura de um pequeno livro, com um pequeno personagem principal mas com uma grande história. A obra de Antoine de Saint Exupéry, O Pequeno Príncipe, é uma delícia de ser lida, traz temas corriqueiros do ser humano com uma linguagem entendida por crianças ou adultos, na verdade, nem todos os adultos, somente aqueles com um coração de criança! 

O Pequeno Príncipe mora no seu pequeno planeta, tão pequeno, mas tão, tão pequeno, que ele consegue ver quantos pôr do sol tiver vontade apenas mexendo um pouquinho a sua cadeira de lugar... um dia ele resolveu conhecer outros mundos, em busca de um amigo de verdade, e assim vai conhecendo outras pessoas, com seus próprios mundos. Ao longo da história nosso pequenino descobre, constata, concorda e discorda de muitas coisas. Todas essas novidades fazem ele sentir uma saudade gigante do seu mundo, por menor que ele fosse, haviam coisas importantíssimas lá, e foi lindo esse abrir de olhos que trouxe um valor inestimável para aquilo que era seu, todo os dias. A história é tão boa e ao mesmo tempo tão pequena, que se eu quiser resumi-la aqui talvez acabe me passando e contando tudo, já que todos os detalhes são importantes.

Não quero estragar as surpresas que essa história traz! Mas quero compartilhar de como me senti lendo essas páginas. Senti-me realizada, refletindo que não sou tão louca assim por pensar o que penso, existem mais sonhadores por ai. 

A felicidade realmente está nas coisas simples da nossa história, cada vida é um mundo formado de diversos pedacinhos coloridos ou não. Todo mundo tem algo que goste muito, pode ser alguém ou alguma coisa, e só gostamos mesmo quando nos relacionamos, e relacionamento leva tempo, um tempo onde há prontidão em dar e criatividade para criar boas surpresas! Muitas vezes vemos o valor do que amamos quando estamos distante, mas não deveria ser assim, de alguma forma o quanto de saudades geramos é o quanto de amor que temos... crianças entendem muito mais coisas do que os adultos, também pudera, elas têm a mente sempre aberta para novidades e o coração disponível para aprender, compartilhar e crescer. Fico me perguntando se é por isso que elas são as herdeiras do céu? 

"Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim o único no mundo. E eu serei para ti única no mundo... [...] Minha vida é monótona. [...] Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música." [Raposa]

Não gostei muito do final, mas, obviamente, não vou contar senão perde toda a graça! De qualquer forma vale muito a pena ler e refletir sobre os pensamentos desse pequeno menino que mudou a vida de um velho do nosso mundo, e não, esse não é o final da história! :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!
Através dele, analiso como andam as coisas por aqui,
não deixe de compartilhar sua opinião!

"Falar é completamente fácil, quando se têm palavras em mente que expressem sua opinião. Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá."

Carlos Drummond de Andrade