01 fevereiro 2012

Amor, essência de Deus


“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.”
Efésios 5:1

Como novas criaturas em Cristo, espera-se que tenhamos o desejo de ser filhos amados de Deus. Primeiramente, é desejo dEle ter muitos filhos queridos que andem em amor. Filhos, que andem em amor... filhos, amor, andar, amor, filhos... podemos pensar muitas coisas com essas palavrinhas... quero deter-me hoje no amor, o que afinal de contas é amor? Para muitas pessoas um simples sentimento ligado, muitas vezes, a paixão e ao ciúme... ou uma grande amizade. Para nós, cristão, ele é infinitamente maior que esses conceitos superficiais. A Palavra nos afirma que Deus é amor, dessa forma, sua essência é amor, não um sentimento humano, mas uma expressão divina. Através de Cristo, novamente nos tornamos a imagem e semelhança de Deus, semelhança espiritual, ou seja, na essência. Qual é a sua essência? O que lhe move a viver? Qual a origem das suas escolhas e atitudes?

Como explicar o amor? Como explicar essa infinita expressão divina? Não encontro palavras para explicar, contudo, encontro-as para exemplificar; Jesus foi a suficiente demonstração de amor verdadeiro. Jesus viveu o amor em sua totalidade: pensamentos, palavras, obras e sentimentos. A essência de Deus estava em Jesus, e através de seu sacrifício posso viver essa essência, posso viver semelhante ao meu Deus. Essência que arde incessantemente, combustível inesgotável que deve fazer parte de nós.

Falo isso porque não consigo pensar em Jesus sem pensar em entrega. Ele se entregou integralmente a humanidade com o objetivo de reconciliação, sua essência o moveu a tal ação. Como seguidora de Cristo tenho a missão de ser como Ele foi, ser movida como Ele foi, ou seja, viver a essência do meu Criador, amar com pensamentos, palavras, obras e sentimentos. Entregar-me incondicionalmente da mesma forma que Cristo e para o mesmo fim dele, reconciliar vidas com Deus. É preciso esquecer o conceito mundano de amor como um sentimento egoísta e receptor para algo mais maduro e doador. O amor de Deus entregou seu filho, o que o seu faz? O amor do Filho trouxe luz para o mundo, o que o seu traz? O amor do Espírito completa muitas vidas? O que o seu oferece? Sem a essência de Deus nada podemos fazer, nada podemos oferecer, é somente com ela que agimos corretamente. Ela nos move no compasso do céu e nos mantém ligados à fonte eterna.

Quantas vezes oramos para conhecer mais o Senhor, para ver sua face, sentir seu coração... inúmeras vezes choramos por mais de Deus. Responda-me por quê? Por que você quer mais de Deus? Por que você deseja sentir o coração de Deus? Por simples prazer? Por simples desejo de “ver como é”? A verdade é que precisamos conhecer a Deus para que esse conhecimento nos constranja a mudar para ser como Ele, para sentir como Ele, para simplesmente estar com Ele. Intimidade é conhecimento pleno sobre alguém, saber quando a pessoa está triste ou feliz, saber seus gostos, seus sonhos, seus desejos... para sermos íntimos do Senhor basta lermos as suas escrituras, teremos as informações necessárias para começar esse profundo caminho de relacionamento. Deus olha para a humanidade com olhos de amor, se quero ser como Ele devo fazer o mesmo, quanto mais eu conheço Deus mais vejo seu amor por seus filhos, quanto mais fundo eu olhar pra Deus mais distante no mundo esse olhar vai refletir. É impossível viver em Cristo e não pensar nas vidas que ainda precisam viver como cada um de nós vive. O evangelho não é egoísta. O evangelho não é um livro de conselhos baratos, a Palavras de Deus é o alimento que recebemos para desenvolver e ser aptos para levar a outros este mesmo alimento, ele é para todos.

Desfrute a presença de Deus intensamente, seja íntimo do Espírito Santo, voe em suas asas! Intimidade é o que o Senhor deseja de cada um, não somente criaturas ou servos, mas filhos e amigos! Tenha o amor de Deus como sua essência, seja movido por Ele... deixe-se ser levado às vidas que através do seu testemunho terão seus dias mudados para honra e glória do Senhor. Transforme sua vida em um aroma suave agradável a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!
Através dele, analiso como andam as coisas por aqui,
não deixe de compartilhar sua opinião!

"Falar é completamente fácil, quando se têm palavras em mente que expressem sua opinião. Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá."

Carlos Drummond de Andrade